SIGNIFICADO: Araticum-de-cipó, “do tupi – fruta mole de habito trepador”; também é conhecido pelos seguintes nomes: Araticum trepador, ata de cipó e Carampaí.
ORIGEM: espécie ocasional com baixa e irregular frequência, aparecendo nas florestas de terra firme de formações secundárias ocorrendo nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Pará, Brasil. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Annona_scandens
Características: Planta de hábito trepador com caule lenhoso chegando ao topo das arvores, crescendo de 5 a 15 m de comprimento, e galhos secundários eretos ou escandentes de 30 cm a 4 m de comprimento. O caule principal é cilíndrico, mede 5 a 15 cm de diâmetro e tem casca lisa e acinzentada. As folhas são semi-perenes, alternas, cartáceas (como cartolina), obovada (forma de ovo invertido), medindo 4 a 7,5 cm de comprimento por 1,8 a 4 cm de largura; com nervura central esparso-pilosa no dorso. Essa espécie pode ser facilmente identificada por se observar nos ramos novos gavinhas clipeforme (forme de clipes) conforme foto ao lado. As flores surgem nas brotações novas ou nas gavinhas, e têm forma arredondada com pétalas carnosas côncavas (como barco) de cor esverdeada medindo de 10 a 15 mm quando aberta. O fruto é um sincarpico (frutos soldados pela casca) de 3 a 5 cm de diâmetro, com casca amarelo escura quando madura e mamilos achatados.